quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Porque punimos tanto?

A punição é uma forma de coerção, que significa ser obrigado a fazer algo contra a nossa vontade. Somos coagidos em todas as áreas da nossa vida, na escola, trabalho, família, governo etc. Punimos para suprimir um comportamento indesejado e obter um efeito imediato.
Nosso comportamento é controlado pelas consequências, sejam elas coercitivas ou não coercitivas. Elas podem ser reforçadoras (reforços que aumentam a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer) ou punidoras (a punição diminue a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer). Reforçamento negativo e punição são coercitivos e reforçamento positivo não é.
Os tipos de reforçamento são:
  • Reforçamento positivo que aumenta a probabilidade de um comportamento voltar a ocorrer pela presença de uma recompensa (Por exemplo: O filho recebe o elogio do pai após fazer uma lição de casa caprichada).
  • Reforço negativo que também aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência de um estímulo aversivo ou que cause desprazer. (Por exemplo: Um adulto com dor de cabeça toma um remédio que alivia sua dor).

Existem também dois tipos de punição:

  • Punição postiva é quando se apresenta um estímulo aversivo (ex:dar uma surra na criança)
  • Punição negativa é retirada de um estimulo recompensador (proibir a criança de brincar com seu brinquedo preferido). Com a punição o sujeito até poderá deixar de apresentar o comportamento indesejado porém ela funciona temporariamente.

Logo o individuo aprende:

  • A suportar a punição para obter uma gratificação (ex: Filho aprende que se comportar mau ele pode ter a atenção dos pais ou que se ele se comportar mau pode até levar uma surra, mas depois com a culpa dos pais ele pode receber carinho e presentes)
  • Que pode evitar ou fugir de situações coercitivas (exemplo de fuga: Criança aprende que se sair correndo pode escapar de uma surra e esquiva: criança esconde o mau comportamento para não ser punida).

Ninguém gosta de punir ou ser punido, mas isso ja está tão incutido na nossa sociedade que as pessoas não sabem como ser ou fazer de outra forma.

A punição causa efeitos colaterais como criar resistência a ela , aprender a burlar, suprimir mais comportamentos além do indesejado e no final das contas ela não ensina o que se deve fazer, ensina apenas o que não se deve fazer. A punição é ineficaz, causa muita dor e sofrimento. Quem é muito punido acaba desenvolvendo condutas patológicas como problema de auto imagem e a imagem que ela vai ter de outras pessoas. A criança acaba achando que tudo que ela faz é errado, que não tem talento, que não tem qualidades, que ela é burra, que as pessoas são ameçadoras etc.
Punir inibe a inovação. Quem erra e é punido não vai querer tentar de novo. A Tensão não propicia a criatividade por isso ninguém vai querer tentar mudar sobre pressão ou coerção. O que deve ser feito então é aprender com o erro. Devemos mostrar o comportamento esperado (reforçamento positivo) ao invés de mostrar o erro.
Conhecer que somos coagidos e quais as consequências disso nos dá uma nova consciência para agirmos. O conhecimento nos da a liberdade para modificar essas consequências de maneira que possa trazer mais benefícios do que maleficios. Em outras palavras “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

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