quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cinderela, uma história verídica

Vou contar brevemente a história da Cinderela.
Cinderela era uma moça muito bonita que vivia com sua madrasta e duas irmãs. Após a morte de seu pai, era obrigada pela madrasta a fazer todos os deveres que uma serva faria como: passar roupas, limpar o chão, lavar a louça etc. Passava por humilhações e maltratos.
Ela tinha alguns amigos da floresta, pois por ser tão aprisionada pela madrasta mal conseguia conhecer pessoas.
Um dia o Rei decidiu dar uma festa para que o príncipe pudesse encontrar alguém que se casasse com ele. Porém a madrasta como sempre boicotava a felicidade da Cinderela sabia que ela era a menina mais bonita, especial e com mais possibilidades de conquistar o princípe. Então disse que ela não poderia ir a festa pois não tinha um vestido para ocasião.
Porém ela não desistiu nem desanimou e costurou um vestido junto com a ajuda de seus amigos. No dia da festa a madrasta e suas filhas rasgaram o vestido e a trancaram no quarto. Foi quando apareceu uma fada madrinha e lhe deu um vestido lindo.
Com isso foi a festa e conheceu o principe. O Final da história todo mundo sabe... O príncipe a achou pelo sapatinho de cristal e viveram felizes para sempre.
Fazendo um paralelo com o complexo de édipo onde a criança com desejo de ser amada pelo sexo oposto acaba rivalizando com o pai do mesmo sexo, muitas vezes nessa tríade de disputa acaba que por exemplo a mãe rivalizando com a filha e tratando ela como na história da cinderela.
Cinderela além de ter que lidar com a fato de ter perdido o pai, ainda tinha que se submeter aos maltratos da madrastra, pois não tinha outra pessoa e nem amizades, somente com os animais da floresta.
Ela passou maior parte de sua vida sem ver pessoas e infeliz por não ter ninguém que a reconhecesse e a amasse de verdade. A madrasta mesmo percebendo fazer coisas más para Cinderela não percebe essa rivalidade que sempre existiu, porém após a ausência do pai se intensificou.
Mas mesmo com as adversidades e sentindo que no fundo não merecia ser amada por ninguém, ela buscou força dentro dela para uma vida diferente de recuperação de tudo que ela passou.
Com todas as coisas colaborando para que ela desistisse, ela não desistiu de ter uma vida melhor e conseguiu alcançar a felicidade.
Ela encontrou o princípe, alguém que reconheceu o potencial que ela tinha e a beleza tanto externa como interna. Esse amor representou a cura para todas as feridas abertas ao longo de sua vida. Porque o amor não é um remédio, quando verdadeiro ele é a cura. O amor não serve somente para ser um sintomático mas promove a cura.
Ser feliz para sempre não significa, não ter mais momentos de sofrimento. Muito pelo contrário, a tranformação vem através do sofrimento e o processo de cura é doloroso. Mas é muito melhor passar pela dor e ter vitórias do que passar pela dor sendo uma pessoa fracassada.
Vamos passar por sofrimento até morrer, mas é melhor sofrer por uma vitória do que ter uma vida medíocre encenando um teatro. Ser feliz para sempre é ter a possibilidade de deixar o passado e modificar o futuro.

0 comentários: